Não viva só !

A palavra de Deus diz que não é bom que o homem viva só, e por isso Deus cria a mulher, chamada a princípio de ajudadora idônea (Gênesis 2:18). Mas não é exatamente sobre a mulher que eu quero falar hoje, e sim sobre o viver só. Tenho percebido pelas minhas idas e vindas em transporte público, na maioria das vezes metrô, que as pessoas vivem de fato só. E o mais incrível é que em pleno século xxi pessoas escolham viver em sociedade, sem estar em sociedade. Para muitos isso nem seja tão incrível. O que eu tenho observado é o simples e assustador caso em que as pessoas trocam momentos juntos, em comunhão, pra viver só. E isso me deixa espantada. Não sei bem por onde começar, mas diria que culpa maior é da tal da tecnologia. O que tem de gente com um mp3, mp4, mp5, mp6, 7, 8, 9, 10,11, ipod, iphone, e tudo mais que tem música, vídeos e internet, andando pelas ruas, às vezes sentados um do lado do outro, no metro, por exemplo, e por mais de 30min sem falar nenhuma palavras. Sem haver diálogo, conversação, interação social. Nada. Às vezes eu penso que pode parecer ate uma falta de educação, porque você senta do lado de uma pessoa e simplesmente ignora a presença dela. O pior de tudo é que é notável a necessidade que o homem tem de viver em sociedade, inclusive de falar, de se comunicar. Tanto que as pessoas esperam uma oportunidade, um fato, um acontecimento pra comentar com você. Me dei conta disso na terça, quando esta indo pra faculdade (sim, eu tentei ir a faculdade mesmo naquela chuva), olhando pelas janelas do metrô, quando se passava por uma área totalmente inundada, as pessoas se assustaram e de repente começou um enorme burburinho no carro que eu estava. Por um momento eu observei as pessoas e elas comentavam e gesticulavam como se conhecessem a tempo e tivessem intimidade suficiente. E logo depois, do nada, como se nada tivesse acontecido, o silêncio invadiu o ambiente, as pessoas se deram as costas e pronto, acabou a comunicação. Colocaram seus fones, e mergulharam no seu mundo solitário. O perceptível é que estamos nos tornando, ou pelo menos tentando nos tornar, cada vez mais independentes, temos a idéia de que seremos felizes sozinhos. Tolos! Quão tolos somos. Como ignoramos a palavra, claro que existem aqueles que não a conhecem. Mas e você que conhece e mesmo assim se presta a esse papel, se comporta assim? Como se permite? Em Eclesiastes 4:9-12 diz: “Melhor serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho (recompensa pelo trabalho). Porque se um cair o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquecerão, mas um só quem o aquecerá? E se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão fácil.” Tem palavra mais clara? Não há! Precisamos viver juntos, em comunhão. Sei que muitos ao ir e vir, estão cansados, sonolentos, preocupados, atarefados, claro eu também me sinto assim. Mas quando do nosso lado estão precisando pelo menos de um Bom dia pra se sentirem importantes, de um “Deus te abençoe” de verdade, de um sorriso, e quem sabe se você se sentir a vontade uma conversa. Precisamos fazer a diferença, e isso inclui se comunicar. Não podemos tomar a forma do mundo, e a forma hoje em dia é que podemos viver sós. A escolha é sua, se moldar ou se inconformar.
Boa noite!

0 comentários:

Copyright © 2009 - Expansão - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Template Parx